domingo, 28 de outubro de 2012

FAUVISMO


Fauvismo
            Por volta de 1904, sob a influência dos pós-impressionistas e do pintor Cézanne, um grupo de pintores se reuniu em busca de uma linguagem pictórica mais livre, longe da proposta do academismo.
            Diferente de outro movimentos artísticos, o Fauvismo não instituiu regras a serem seguidas, cada pintor desenvolvia sua técnica com características próprias, tendo, entretanto, em comum, a paixão pela cor e o desejo de trabalhar a natureza com total liberdade.
            A denominação Fauves (feras) foi dada pelo crítico francês Louis Vauxelles, por ocasião de exposição que fizeram em 1905. segundo o crítico, as obras pareciam pintadas por feras, referindo-se à intensidade das cores puras, que eram usadas sem misturas ou matizes.
CARACTERÍSTICAS DAS ARTE
            - Rejeição às convenções.
            - Valorização das linguagens pessoais.
            - Uso de cores matizadas ou saturadas.
            Alguns pintores do Fauvismo: Henri Matisse, Derain, Manguin, Puy, Rouault, Valtat, Maurice Vlaminck.
MATISSE, Henri. Retrato de Madame Matisse. 1913.
            Henri Matisse (1869-1954) foi o pintor mais característico desse movimento. Em sua concepção, a cor não deveria ser descrita segundo a cor real do objeto, mas devia ocupar lugar na tela de acordo com seu valor em ralação a outras cores e ao espaço ocupado. Matisse eliminou as sombras e as substituiu por cores puras.
PARA REFLETIR
O QUE VOCÊ ENTENDE POR REJEIÇÃO ÀS CONVENÇÕES?
POR QUE MOTIVO ESSE MOVIMENTO FOI DENOMINADO DE FAUVISMO?

Texto extraído do livro Arte e caminhos: metodologia; ensino fundamental /Cíntia Maria Honório . – Curitiba: Base Editorial,

Nenhum comentário:

Postar um comentário