domingo, 28 de outubro de 2012

EXPRESSIONISMO


Expressionismo
            O termo “expressionista” surgiu pela primeira vez na Alemanha, entre 1904 e 1905, com o grupo Die Brücke (A Ponte).
            O principal precursor desse movimento foi o holandês Vincent Van Gogh, que com suas linhas e cores já representava os sentimentos humanos.
            Afirma-se que esse estilo surgiu num período entreguerras (Primeira e Segunda Guerra Mundial) e refletiu a angústia e a instabilidade do momento. Em oposição ao Impressionismo, o que importava para o movimento expressionista era a expressão dos sentimentos humanos. A temática referia-se ao amor, ao ódio, ao medo, à miséria, à solidão, à angustia...
MUNCH, Edward. O grito. 1893.
            Na década de 40, em Nova Iorque, surge uma expressiva retomada do movimento expressionista por vários pintores, destacando-se Jackson Pollock, Fhilip Guston e Willem de Kooning que deram início ao Expressionismo  abstrato.
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA
            - Grande importância para a utilização da linha.
            - Dramaticidade das cores.
            - Exagero das expressões (deformação).
            Os principais representantes das arte plásticas foram: Edward Munch, EmilNolde, Amedeo Modigliani, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Chaim Soutine, Alberto Giacometti e Francis Bacon.
NO BRASIL
            No Brasil, Lasar Segall é considerado o representante mais expressivo desse movimento.
SEGALL, Lasar. Favela I. 1954-1955.
            Destacou-se ainda, no Expressionismo, Candido Portinari, autor de telas e murais que representavam a vida social brasileira da época, o trabalho escravo, a seca, a fome, seguindo, a partir dos anos 1950, para a abstração formas ou geométrica.
PARA REFLETIR
QUAIS SÃO AS DIFICULDADES DE SE EXPRESSAR OS SENTIMENTOS HUMANOS?
VOCÊ CONCORDA QUE O PERÍODO TURBULENTO ENTRE AS DUAS GRANDES GUERRAS INFLUENCIOU A ARTE DESSE PERÍODO?

Texto extraído do livro Arte e caminhos: metodologia; ensino fundamental /Cíntia Maria Honório . – Curitiba: Base Editorial,

Nenhum comentário:

Postar um comentário