domingo, 28 de outubro de 2012

CUBISMO


Cubismo
            Movimento das artes plásticas, sobretudo da pintura, que, a partir do século XX, rompeu com a perspectiva adotada pela arte ocidental desde o Renascimento. De todos os movimentos que ocorreram nesse século, o Cubismo foi, sem dúvida, o que alcançou grande influência.
PICASSO, Pablo. Les Demoiselles d`Avignon. 1907.
            O movimento surgiu em Paris, em 1907, co a tela “Lês Demoiselles d’Avignon”, pintada pelo espanhol Pablo Picasso. Destacou-se também o trabalho do francês Georges Braque (1882-1963). Em ambos, pode-se perceber a nítida influência da arte africana. O cubismo foi, ainda, influenciado pelo pós-impressionista francês Paul Cézanne, que representou em suas obras a natureza com formas semelhantes às geométricas.
CARACTERÍSTICAS DA PINTURA
            - Ao pintar, os artistas representavam os objetos de forma plana, eliminando, assim, a ilusão de tridimensionalidade, mostrando várias faces da figura ao mesmo tempo.
            - Retratavam formas geométricas, como cubos e cilindros, fazendo parte da estrutura de figuras humanas e de outros objetos que pintavam (geometrização).
            - As cores mais utilizadas, em geral, predominavam em tons de preto, cinza, marrom e ocre.
            - Os artistas separavam o tema que pintavam em várias faces, revelando, assim, ao mesmo tempo, diversos aspectos de um mesmo objeto.
            - Os artistas cubistas se preocupavam em perceber a realidade em todos os ângulos simultaneamente e misturar o objeto em seu contexto real.
            Destacam-se dois períodos na pintura:
  • Período analítico (1909): o objeto era representado com várias facetas e com cores em tons pastéis (monocromáticas). A decomposição do objeto buscava representá-lo como ele realmente era e não como era visto; era a representação de todas as fazes, em planos sobrepostos, mostrando a figura toda e todos os seus ângulos;
  • Período da representação sintética do objeto (1912-1913): materiais diversificados passaram a ser utilizados (colagens, recorte de jornais, cartas de baralho) e trabalhava-se com escalas de tons. A representação passou a ser baseada nos sólidos geométricos (a esfera, o cilindro, o cone e o cubo), mantendo a composição e apenas dividindo-a.
  • GRIS, Juan. Guitarra e cartas. 1913.
            Principais representantes do movimento: Pablo Picasso, Juan Gris, Georges Braque e Gertrude Stein.
NO BRASIL
            No Brasil não existiu uma escola cubista propriamente dita, porém esse movimento influenciou vário artistas, sobretudo depois da Semana de Arte Moderna (1922).
            Em 1926 o Cubismo se integrou ao movimento Pau-Brasil e, em 1928, ao Antropofagismo, com Tarcila do Amaral.
            Algumas obras de Candido Portinari apresentam características cubistas, como o “Painel de Tiradentes”, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
PARA REFLETIR
COMO VOCÊ DESCREVERIA O MOVIMENTO CUBISTA?
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O PERÍODO ANALÍTICO E O PERÍODO DA REPRESENTAÇÃO SINTÉTICA DO OBJETO?

Texto extraído do livro Arte e caminhos: metodologia; ensino fundamental /Cíntia Maria Honório . – Curitiba: Base Editorial,

Nenhum comentário:

Postar um comentário