domingo, 28 de outubro de 2012

ABSTRACIONISMO


Abstracionismo
            A  representação da realidade perdeu sua força com a invenção da máquina fotográfica, pois esta o fazia com muito mais exatidão. Essa mova estética manifestou-se pela primeira vez em 1910 e vários movimentos a adotaram. O artista passou a se preocupar em representar o interior do ser humano, abandonando as estruturas formais que exigiam as formas definidas do objeto representado. Esse novo estilo tomou por referência a linha, o ponto, a cor, a harmonia, a sombra, a luz, o ritmo e as formas geométricas. Designava que a cor e a forma tinham seu valor artístico intrínseco.
            O Abstracionismo é dividido em duas tendências: Abstracionismo Informal e Abstracionismo Geométrico. Na primeira, predominam os sentimentos e emoções; as formas e a cor são trabalhadas livremente. Na segunda, as formas e cores são organizadas em composições geométricas.
KANDISKY, Wassilly. Improviso XXXI. 1913.
            Principais representantes: Wassilly Kandinsky, Kazimir Malevitch, Naum Gabo, Antoine Pevsner, Hans Arp, Mondrian e Bem Nicholson.
PARA REFLETIR
VOCÊ GOSTA DE OBRAS ABSTRATAS? POR QUÊ?
NA SUA OPINIÃO, POR QUE A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE PERDEU FORÇA COM A INVENÇÃO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA.

Texto extraído do livro Arte e caminhos: metodologia; ensino fundamental /Cíntia Maria Honório . – Curitiba: Base Editorial,

Nenhum comentário:

Postar um comentário