domingo, 8 de setembro de 2013

DADAÍSMO, CUBISLMO E FUTURISMO


Dadaímo
            Movimento literário e artístico findado pelo pintor Hans Arp e pelo poeta Tristan Tzara, nas décadas de 1910 e 1920, em Zurique. Revolucionário, anárquico e anticapitalista, o Dadaísmo pregava o absurdo, o sarcasmo, a sátira crítica e o uso de diversas linguagens, como pintura, poesia, escultura, fotografia e teatro.
            Como reflexo da guerra, o Dadaísmo protestava contra os conflitos mundiais com irreverência, fazendo uma apologia ao incoerente, ao absurdo. Era a negação total.
            Tendo como proposta a antiarte, negava os valores e a organização social.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE
            - Improvisação.
            - Desequilíbrio e desordem.
ERNST, Max. A cidade inteira.1934
            Destacam-se os artistas: Hugo Ball, Hans Arp, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Max Ernst, Kurt Schwitters, George Grosz e Man Ray.
            Significado da palavra “dadaísmo”
            A palavra “dada” foi escolhida ao acaso para batizar o movimento. Hugo Ball e Tristan Tzara, dois dos fundadores do Dadaísmo, escolheram aleatoriamente uma palavra num dicionário alemão-francês. Dada, que em francês significa “cavalo de pau”, numa linguagem infantil (pré-lógica), era um termo suficientemente vago e desconexo; ou seja, o ideal para representar o “espírito dadaísta”.

Texto extraído do livro Arte e caminhos: metodologia; ensino fundamental /Cíntia Maria Honório . – Curitiba: Base Editorial,

Surrealismo
            Esse movimento destacou-se, principalmente, nas pinturas, esculturas e produções literárias.
            Foi fundado por André Breton, em 1924. Sob a influência de Freud sobre o inconsciente, os surrealistas pretendiam uma outra realidade, diferente da objetiva, ou seja, uma realidade fundamentada em sonhos. Outro estudioso que influenciou os surrealistas foi Marx, que tomava  posição contra o fascismo.
            Principais representantes: Marc Chagall, Joan Miró, Salvador Dalí, René Magritte e Max Ernest.
CARACTERÍSTICAS DA ARTE
            - Combinação do representativo, abstrato e do psicológico.
            - Liberação da lógica e da razão.
            - Expressão do inconsciente e dos sonhos.
DALÍ, Salvador. A persistência da memória. 1931.
NO BRASIL
            No Brasil, as pinturas de Ismael Nery representam esse movimento. Entretanto, cabe salientar que a obra desse artista, ignorada do público e da crítica até 1965, divide-se em três fases: de 1922 a 1923, a expressionista; de 1924 a 1927, a cubista; e de 1927 a 1934, a surrealista, sendo esta a mais importante.

Texto extraído do livro Arte e caminhos: metodologia; ensino fundamental /Cíntia Maria Honório . – Curitiba: Base Editorial,



Futurismo
            Este movimento artístico e literário surgiu em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti. Nesse manifesto, Marinetti exigia a renovação total da cultura e da arte, inspirada nos princípios da sociedade deste período, ou seja, da valorização das máquinas.
BOCCIONI, Umberto. Homem a caminhar 1913.
            Uma das características mais marcantes do futurismo é a busca da representação do movimento, decompondo as formas ou individualizando as linhas, inspirado na velocidade das máquinas. Os artista procuravam descrever a velocidade das figuras em movimento, ou seja, não se interessavam em pintar um avião, mas representar a forma plástica da velocidade descrita por ele no espaço.

Texto extraído do livro Arte e caminhos: metodologia; ensino fundamental /Cíntia Maria Honório . – Curitiba: Base Editorial,


DADAÍSMO

Formado em 1916 em Zurique por jovens franceses e alemães que, se tivessem permanecido em seus respectivos países, teriam sido convocados para o serviço militar, o Dada foi um movimento de negação. Durante a Primeira Guerra Mundial, artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça, eram contrários ao envolvimento dos seus próprios países na guerra.
Fundaram um movimento literário para expressar suas decepções em relação a incapacidade da ciências, religião, filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruição da Europa. A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tristan Tzara num dicionário alemão-francês. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil "cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra.
Sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionado e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente , firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.
Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista.
O Dadaísmo é a total falta de perspectiva diante da guerra; daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas. Aliás, também é contra os manifestos, como afirma um dos seus iniciadores, Tristan Tzara (1896-1963), em seu manifesto Dada, 1918:
"Eu escrevo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípio contra os manifestos, como sou também contra os princípios."
São também palavras dele: "Que cada homem grite: há um grande trabalho destrutivo, negativo, a executar. Varrer, limpar, A propriedade do indivíduo se afirma após o estado de loucura, de loucura agressiva, completa, de um mundo abandonado entre as mãos dos bandidos que rasgam e destroem os séculos." "Liberdade: DADÁ DADÁ DADÁ, uivos das dores crispadas, entrelaçamentos dos contrários e de todas as contradições, dos grotescos, das inconsequencias: A VIDA."
O fim do Dadá como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.

Principais artistas: Marcel Duchamp, François Picabia, Max Ernest, Man Ray

 

FUTURISMO

O primeiro manifesto foi publicado no Le Fígaro de Paris, em 22/02/1909, e nele, o poeta italiano Marinetti, dizendo que "o esplendor do mundo enriqueceu-se com uma nova beleza: a beleza da velocidade. Um automóvel de carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia". O segundo manifesto, de 1910, resultou do encontro do poeta com os pintores Carlo Carra, Russolo, Severini, Boccioni e Giacomo Balla. Os futuristas saúdam a era moderna, aderindo entusiasticamente à máquina. Para Balla, "é mais belo um ferro elétrico que uma escultura". Para os futuristas, os objetos não se esgotam no contorno aparente e seus aspectos se interpenetram continuamente a um só tempo, ou vários tempos num só espaço. O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.
O futurismo é a concretização desta pesquisa no espaço bidimensional. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.

Principais artistas: GIACOMO BALLA CARLO CARRA UMBERTO BOCCIONI

 

SURREALISMO

Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso que o Iníciom tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições.
A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Principais artistas: Salvador Dali e Juan Miró

 
 

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