terça-feira, 6 de agosto de 2013

RESUMO DE ARTE PARA A PROVA


ARTE ROMÂNICA
Quais são as características da construção (grandes igrejas e mosteiros) românica?

- utilização de arco pleno
- abobadas de berço e aresta
- predominância das linhas horizontais
- solidez das paredes
- pequenas janelas
- ambientes escuros e sombrios

Escultura românica
- inerente e subordinada à arquitetura e à religião
- são esculpidas em relevo e estátua colunas
- aparecem no interior e fachadas das construções românicas
- são cenas do antigo e novo testamento, o juízo final e tormentos de pecados após a morte
 
Pintura românica
- grandes pinturas murais devido as janelas pequenas
Técnica do afresco (pintura feita sobre uma parede com reboco ainda fresco)
Características:
              - deformação
              - retratava os sentimentos religiosos
              - cristo maior em relação aos outros, braços e mãos exageradas (abençoando) olhos arregalados (intensa espiritualidade).
              - cores vivas e planas
              - perfis bem marcados
              - aparece a pintura do manuscrito sob forma de iluminuras (ilustrações de textos com cores vivas, ornamentos com ouro e prata).
              A idade média é marcada pela descentralização do poder e pelo declínio das grandes cidades. Devido a constantes invasões bárbaras, as populações migraram para o campo e a agricultura tornou a base política, social e econômica. Deu-se o início do feudalismo.
              O papa era reconhecido como autoridade máxima e a arte e a cultura eram dominados pela igreja.
              O mundo medieval começa a passar por mudanças o comércio expandiu-se deslocando assim a vida social, antes centralizada no campo, para a cidade.
 
ARTE GÓTICA
              A partir, do século XII surgiram às primeiras mudanças que mais tarde resultariam numa revolução na arquitetura. Essa nova arquitetura foi chamada de gótica.
              O estilo gótico foi um aprofundamento dos elementos básicos do românico. O clima religioso favoreceu a construção de edifícios bem mais altos que refletiam o desejo de uma ascensão espiritual.
- igreja gótico possui três portais no portal central há uma rosácea (vitral circular).
- o arco ogival que apresenta uma quebra na parte superior do arco, possibilitou  construções mais altas acentuando a impressão de verticalidade nas igrejas.
- na igreja gótica as abóbadas eram apoiadas nos pilares ou colunas de sustentação possibilitando paredes mais finas (leves) e grandes vitrais proporcionando uma iluminação peculiar.
              Observamos edificações de estilo gótico entre os séculos XIII e XV
 
Escultura gótica
- também ligadas a arquitetura, esculpidas geralmente isoladas ao contrário das românicas que eram aglomeradas e entrelaçadas.
- imagens mais realistas e não tão fantasiosas e desproporcionais como na românica.
- retratavam os valores mais importantes da época.
- eretas e acompanhavam a verticalidade da arquitetura gótica
- tema principal era o religioso
Características da pintura:
              - nascimento tardio
              - profundidade: diferente da românica onde as cenas aconteciam num único plano, a pintura gótica procura dar algum movimento às figuras através da postura dos corpos e das paisagens do fundo. Porém a profundidade só se realizou plenamente no renascimento.
              - realismo: figuras detalhadas e realistas. O artista tenta reproduzir os seres exatamente como eles são. Contudo isso só foi possível no renascimento com a dissecação de cadáveres que foi permitida, antes proibida pela igreja.
              Artistas que prenunciaram o renascimento.


- Ambrigiotto Bondone ( 1267 – 1337) (Giotto)
- Jan Van Eyck ( 1390 – 1441)


 
ARTE RENASCENTISTA
Com o fortalecimento do comércio, o feudalismo entrou em decadência e muitos comerciantes adquiriram verdadeiras fortunas, intervindo de forma direta na política. Eles encontraram nas letras e nas artes uma forma de prestigio, mas sempre com o intuito de ostentar poder.
              O que importava era voltar às fontes da cultura clássica e fazer “renascer” (daí o nome renascimento).
              O homem renascentista organiza o ideal do humanismo, movimento intelectual que colocava o homem no centro do universo. O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo.
              Os intelectuais passaram, então, a questionar a autoridade da igreja e atribuíram maior  importância ao ser humano e a razão. Agora o homem tinha consciência do seu próprio valor.
Características gerais:



- Racionalidade
- Dignidade do Ser Humano
- Rigor Científico
- Ideal Humanista  
- Reutilização das artes greco-romana


Os artistas renascentistas criaram obras de arte magníficas enfatizando a beleza física do homem e da mulher.
              A precisão do desenho, a técnica do sfumato (sombreados de claros e escuros) e a presença da perspectiva proporcionaram à pintura renascentista maior realismo. Devido ao ideal de liberdade predominante naquele período, o artista renascentista teve a oportunidade de expressar suas ideias e sentimentos sem estar submetido à igreja ou a outro poder. Era um criador e tinha um estilo pessoal, diferenciando-se dos artistas medievais. Os artistas eram dignamente pagos por suas obras.
Características da pintura:
- uso da perspectiva científica
- uso da retratística
- a figura feminina passou a ser retratada como mulher e não somente como santa.
- emprego de técnicas de cor como o sfumato e o claro-escuro.
              Esse movimento que floresceu na Itália difundiu-se por toda a Europa. Uma das descobertas dessa época é que Nicolau Copérnico, que colocara o Sol como centro do universo e não a terra como defendia a igreja.          
              Alguns grandes artistas:


- Masaccio
- Fra Angelico
- Botticelli
- Leonardo da Vinci
- Michelangelo
- Rafael Sanzio
- Ticiano
 


Arquitetura Renascentista
              Os arquitetos preocupavam-se em mostrar ambientes que mostrassem o equilíbrio das linhas, a organização matemática dos pedaços e elementos da antiguidade clássica na decoração. A cúpula é um detalhe importante e constante nas construções renascentistas. O mais famoso exemplo de cúpula existente nesse período é sem dúvida a da basílica de São Pedro.
Características arquitetura:


- uso do frontão triangular
- uso de arcos, abóbadas e cúpulas
- uso das ordens arquitetônicas gregas
- uso da linha horizontal


 
MANEIRISMO
              Na Itália, a partir de 1520 alguns pintores começaram a procurar formas alternativas para a criação de suas obras. Deram início a um novo estilo artístico que rompeu com o equilíbrio, a organização espacial, a simetria, a racionalidade e as proporções estabelecidas pela arte renascentista.
              Maneirismo termo originário da palavra italiana maneira, que designa o estilo ou a maneira própria que cada artista realiza a sua obra.
Características gerais:


- corpos contorcidos
-expressões fisionômicas alongadas
- sentido cenográfico
- composições movimentadas
- valorização das interpretações individuais
- poder de expressão e tensão
- os músculos fazem contorções absolutamente impróprias para os seres humanos


             
A arte maneirista em geral envolve o exagero e algum tipo de estranhamento, principalmente nas cores fortes, como nos tons ácidos. Apelação pelo dramático, prenunciando as formas barrocas que surgiriam décadas mais tarde.
 
BARROCO
              Com o humanismo a igreja católica teve seu poder enfraquecido. O grande império cristão começou a se fragmentar em diversas religiões, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo. A igreja católica, para reconquistar seu prestigio e poder organizou a contra-reforma, isto é, tomou iniciativas importantes, foi então que estabeleceu a Companhia de Jesus, ordem religiosa que objetivava no trabalho dos padres jesuítas difundir a fé católica entre os povos não cristãos e edificar grandes igrejas. É na construção e decoração dessas igrejas que nasce a arte barroca.
              Diferentemente do renascimento em que a figuras são apresentadas de forma estática como se estivessem posando para um retrato, no barroco elas passam a ser apresentadas de forma teatral, isto é, parecem sempre estar em movimento.
Características gerais:


- grandiosidade
- teatralidade
- movimento
- tentativa de representar o infinito
- mistura de diversos gêneros artísticos
- temas variados: vida de santos, reis, heróis ou personagens mitológicas, contudo, qualquer temática poderia ser acompanhada de uma revoada de anjos.


Jogos de luz  dão intensidade dramática à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro, os quais formam uma única composição em diagonal.
              A simetria e o equilíbrio são rompidos na arte barroca, que procura retratar temas religiosos, mitológicos e do cotidiano com a predominância da emoção e não da razão. Através de um colorido intenso e de um contraste de claro-escuro, a arte barroca consegue expressar de forma peculiar os sentimentos humanos.
Características da pintura:


- contraste entre luz e sombra
- linhas curvas
- várias figuras em um mesmo quadro
- figura saltando do fundo escuro
- composição em diagonal
-expressão exacerbada dos sentimentos.


 
Escultura barroca
              O equilíbrio entre a razão e emoção, característica da escultura renascentista, desaparecem com o predomínio do barroco, que escolheu a dramaticidade das expressões e o dinamismo dos movimentos como elementos básicos de seu espírito. Essas peculiaridades da escultura barroca se concretizaram através da predominância de linhas curvas, excesso de dobras nas vestes e a utilização do dourado.
              A escultura barroca não decorou somente, portadas e interiores de igrejas e palácios. Ela também esteve presente nas construções e restaurações de fontes.
Características da escultura:


- exagero de detalhes
- colunas em espiral
- guirlandas e anjos nas junções dos elementos
- curvas e contracurvas
- rejeição da linha reta
- movimento e expressividade na figura humana


 
Arquitetura barroca
A arquitetura barroca também se caracterizou pelas deferentes combinações de elementos que criaram efeitos de forma e luz, rompendo com a frontalidade dos estilos arquitetônicos precedentes e com os valores renascentistas de simplicidade e racionalidade.
 
ROCOCÓ
              O rococó, estilo artístico que foi ao mesmo tempo um desenvolvimento e uma reação ao estilo barroco e que se caracterizou pelo uso de formas curvas e pelo excesso de ornamentos, tais como conchas, flores e laços.
              O rococó se opõe ao espírito grandioso do barroco, pois os franceses parraram a dar valor à elegância e à conveniência.
Características gerais:


- levezas estruturais
- luxo e exuberância
- decorações pomposas, ex.: laços, flores, fitas etc..
- Hedonismo (o culto ao prazer humano, ao físico e material, que proporcione o máximo de conforto)
- cores claras
- representação acentuada da Aristocracia
- refinamento de traços
- colorações e nuanças elegantes
- pompa
- tons pastéis e douramentos


              Em contraste com o barroco, as cores do rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde substituíram as cores sombrias e o excesso de dourado. As decorações se transferiram das igrejas e palácios para as salas privadas. A intimidade, a alegria das expressões de cores e a predominância de temas que retratam as futilidades da nobreza francesa são as principais características que identificam o rococó.

Arquitetura

              O estilo rococó manifestou-se principalmente nos interiores das construções. Paredes e tetos de salões eram ornamentados com pinturas suaves e elementos decorativos, como flores e laços feitos com estuque. Em oposição à exuberância e riqueza dos interiores, as fachadas das construções no rococó são simples.

              Mais tarde outra característica é a valorização dos objetos de decoração. Móveis, estatuetas e demais utensílios de uso doméstico eram ricamente decorados. Merecem destaque especial os objetos de porcelana.

Questões

1-     Relacione as diferenças entre a arquitetura românica e gótica.

2-     Por que se diz que a arte românica é uma arte didática?

3-     Explique a perspectiva hierárquica.

4-     O  que o uso do arco ogival contribuiu na arquitetura?

5-     O que significa o verticalismo na arte gótica?

6-     O que são as iluminuras e em que períodos foram mais usadas?

7-     A arte cristã assumiu características estéticas diferentes e subdividiu-se em: arte....., arte......, arte....... e arte.......dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção? Justifique.

8-     O que marca o humanismo?

9-     Quem foi Leonardo da Vinci? E quais suas contribuições para a humanidade?

10-   Porque o renascimento se diferencia tanto da arte cristã? Justifique.

11-   Quais são as diferenças na pintura renascentista e maneirista?

12-   A técnica do vitral surgiu em que época e qual foi sua importância na arte?

13-   Que elemento da arte gótica é responsável pelas paredes luminosas e coloridas?

14-   Diferencie a pintura renascentista e a barroca:

15-   O estilo barroco surgiu por quê?

16-   O rococó é um estilo que veio contrapor o barroco, aponte suas diferenças.

17-   Maneirismo foi um período de transição entre que estilos artísticos?

18-   Aponte algumas características do estilo maneirista.

19-   Dos estudos apresentados nas pesquisas feitas pelos colegas qual que você mais gostou? Justifique.

20-   O que foi o teocentrismo e o humanismo? Explique.

21-   Quais os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas em suas obras?

22-   Quais são as características do renascimento?

23-   O barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do renascimento. Quais conceitos eram esses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário